• fachada20142
  • Psicologia
  • estacionamento2014
  • .
  • pilates2014
  • massagem201411
  • Psicologia2014vania
  • cursoPilatesSemtexto

Sistema Psicocorporal Rio Abierto

Rio Abierto (criado por Maria Adela Palcos em 1966 – Argentina) torna-se único ao reunir determinados conhecimentos e técnicas num sistema de trabalho psicocorporal que visa o desenvolvimento humano. Busca a integração dos planos físico, emocional, mental e espiritual e está fundamentado nos princípios de liberdade e confiança no potencial humano.

É uma escola de quarto caminho e seus fundamentos incluem conceitos da psicologia transpessoal, escolas orientais e grega, filosofia de G.I. Gurdjieff e dos autóctones americanos, além de conhecimentos da anatomia e cinesiologia do corpo humano.

Ao escolher o corpo como porta de entrada para o trabalho de integração, acredita ser possível experimentar tanto o prazer de vivermos na matéria, como também o de vibrar nos níveis mais sutis da alma. Porém raras vezes experimentamos essa dimensão do “ser corpo-alma”. Vivemos limitados dentro de um repertório corporal, gestual-expressivo e mental, num espaço “encolhido”, onde as tensões musculares e emocionais se fazem constantes. Esquecemos que temos um corpo que pode ser vivido com mais prazer, liberdade e alegria.

Considera que o ponto de partida para um desenvolvimento mais pleno está relacionado com a ampliação da consciência de si, tendo como início um trabalho de percepção e consciência corporal, pois é nele (corpo) que se dá toda experiência e manifestação do nosso ser.

Mas o que é ter consciência corporal?

É desenvolver uma escuta sutil do corpo. Poder ouvi-lo e perceber as sensações e emoções que se expressam através dos músculos, ossos, articulações, e assim ampliar o conhecimento de si. E, à medida que vai desenvolvendo essa “escuta”, poder responsabilizar-se pelas ações e relações que estabelece consigo e com o mundo. 

Com esse olhar Rio Abierto busca despertar nosso potencial energético, afetivo, mental e espiritual, e para isso desenvolveu instrumentos específicos de trabalho:

  • Movimento Vital Expressivo em grupo e Movimento Corretivo
  • Massagem (circulatória e corretiva)
  • Trabalho sobre si individual e em grupo 

Tais práticas possibilitam a conexão com as diversas realidades existentes, comumente não percebidas no nosso cotidiano.

Atualmente existem Escolas de formação do Sistema e Centros em várias partes do mundo: Argentina, Alemanha, Brasil, Colômbia, Espanha, EUA, Israel, Itália, México, Rússia, Uruguai. 

O Movimento - Centro de Estudos e Terapia é a instituição sede do Rio Abierto em Campinas fazendo parte da Direção Nacional do Brasil. Está autorizado pela Fundação Internacional a ministrar curso de formação do Sistema, desde 1995. A equipe de profissionais que faz parte da referida instituição é formada por educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeuta ocupacional.

Cada centro formador tem uma característica própria no desenvolvimento do trabalho com o Sistema. Um forte aspecto do trabalho realizado em Campinas é a inclusão do Sistema na Rede Pública de Saúde. Através da capacitação de profissionais da Rede Municipal em Movimento Vital Expressivo o trabalho vem sendo amplamente difundido e realizado por um grande número de pessoas.

A população atendida compreende uma larga faixa etária (de crianças até idosos), portadores de disfunção metabólica, portadores de alterações osteomusculares, indivíduos sedentários poliqueixosos, mulheres e homens com depressão e/ou ansiedade, terceira idade e grupos de pacientes psiquiátricos em reabilitação. Atualmente cerca de 800 pessoas participam dos grupos (centros de saúde, cultura, convivência, CAPES e hospital psiquiátrico).

Há 17 anos é realizado um trabalho voluntário com Movimento Vital Expressivo por instrutores formados pelo Sistema, aos domingos, no Parque Ecológico Monsenhor Salim.        

A divulgação dos resultados do trabalho com Movimento Vital Expressivo foi apresentada em vários congressos nacionais e internacionais desde 1994. Além de várias publicações.

Copyright ©2016 Movimento e Saúde - Clinica Multidisciplinar em Campinas.
Rua Barbosa de Andrade nº 672 - Campinas - CEP 13070-158 - Telefone (19) 3241- 3305 ou 3241-3449 (mapa de localização)