• fachada20142
  • Psicologia
  • estacionamento2014
  • .
  • pilates2014
  • massagem201411
  • Psicologia2014vania
  • cursoPilatesSemtexto

Tratamento SEAS Escoliose

Tratamento da Escoliose – SEAS - Exercícios Científicos de Abordagem para Escoliose 

A Abordagem de exercícios SEAS é inovadora e baseada em evidências científicas no tratamento da reabilitação não cirúrgica das doenças da coluna vertebral, das crianças até os idosos.

Indicações de todas as doenças da coluna vertebral:
• Escoliose
• Cifose e outras alterações posturais
• A lombalgia (dor nas costas)
• Cervicalgia (dor no pescoço)
• Osteoporose

SEAS é uma sigla para “Scientific Exercises Approach to Scoliosis” / “Exercícios Científicos de Abordagem para Escoliose” - Abordagem Exclusiva de quem tem a Certificação SEAS pelo Instituto ISICO (L'Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale).  Este tratamento tem como objetivos o tratamento da Escoliose tanto na prevenção quanto no tratamento a fim de reduzir o impacto e a progressão da escoliose de baixo grau e suas formas progressivas.

É importante compreender que, os exercícios para escoliose progressiva de modo algum substituiu os uso do colete ortopédico, mas em associação a órtese pode ajudá-lo a evitar os efeitos nocivos do colete, para aumentar a sua eficácia e para manter a coluna estável durante e após a remoção, também podendo evitar uma possível cirurgia.

Os exercícios baseiam-se em  autocorreção ativa: isso significa que o paciente tem de atingir o máximo de correção que pode adquirir no momento da sua patologia em todos os três planos de deformação, enquanto as mesmas exercícios mudar regularmente e estão adaptados de acordo com as necessidades individuais.

A abordagem SEAS necessita sessões de aprendizagem, que varia de 60 a 120 minutos, mensal, bimestral ou trimestral, dependendo do estágio do tratamento. Após estas sessões, os pacientes podem ser tratados em centros de reabilitação ou ginásios perto de casa ou em casa por um personal trainner, ou fazer os exercícios de forma independente em casa.

O plano de trabalho é prescrito, de duas a três vezes por semana, por 45 minutos, a cada dois ou três meses. Este tratamento é acompanhado nos centros especializados, espalhados por todo o mundo, de acordo com o crescimento de cada paciente, desta maneira melhorando e/ou prevenindo o desenvolvimento da escoliose.

A abordagem SEAS, oferece a oportunidade de aprender uma metodologia a ser aplicada em casa, sem ter que ir toda vez que o centro de referência para tratamento. Isto reduz significativamente os custos, combinando a qualidade (aprendizagem na nossa clínica) e o conforto (exercícios em casa).

A evidência científica do Protocolo no Tratamento da Escoliose
Com base nos resultados pesquisadores ISICO – Milão, foi comprovado a eficácia do uso do protocolo de exercícios em comparação com pacientes que seguiram outros tratamentos (os resultados foram publicados na literatura científica internacional).
Evidência científica tem mostrado que os exercícios são capazes de reduzir a utilização dos coletes ortopédicos e no caso de pacientes com dos coletes ortopédicos, assegurar a manutenção da correção alcançada.


Na edição do SOSORT 2008, um trabalho da ISICO ganhou o Prêmio de Pesquisa Clínica SOSORT 2008, prêmio mais importante do mundo na área de tratamento conservador da escoliose.
Nesta última edição do SOSORT 2015, houve uma constatação por meio de uma saudável discussão que a Fisioterapia não trata Escoliose e sim Exercícios Fisioterapêuticos Específicos para Escoliose a tratam.

A Profa. Esp. Luciana Guimarães é fisioterapeuta, osteopata DO MRO(Br), docente do Curso de Pós Graduação de Fisioterapia da Faculdade INSPIRAR, é especialista na abordagem SEAS Escoliose com certificação Internacional SEAS ISICO nº 2018#630 (Istituto Scientifico Italiano Colonna Vertebrale – Milão) para tratamento de patologias da coluna vertebral. 

Copyright ©2016 Movimento e Saúde - Clinica Multidisciplinar em Campinas.
Rua Barbosa de Andrade nº 672 - Campinas - CEP 13070-158 - Telefone (19) 3241- 3305 ou 3241-3449 (mapa de localização)